This information was produced by the staff of the Belin-Blank International Center for Gifted Education and Talent Development (B-BC) at the University of Iowa (belinblank.org). The resources and information listed here are for informational purposes; there is no direct or implied endorsement by the B-BC. Services provided by the B-BC include programs for academically talented K-12 and college students, professional development for teachers, the Assessment and Counseling Clinic, the Acceleration Institute (accelerationinstitute.org), and graduate programs and research in gifted education.

print Printing

Our pages are formatted to be printer-friendly. Simply click and print.

Twitter YouTube Facebook WordPress

Sobre o Institute for Research and Policy on Acceleration (IRPA) (Instituto para Pesquisa e Política em Aceleração - IRPA)

O que é o IRPA?
O IRPA, o primeiro instituto do seu tipo em todo o mundo, foi criado no The Connie Belin & Jacqueline N. Blank International Center for Gifted Education and Talent Development (Centro Internacional Connie Belin e Jacqueline N. Blank para a Educação de Alunos Superdotados e Desenvolvimento de Talento) na Universidade de Iowa em 2006, com o apoio generoso da John Templeton Foundation. (Leia mais sobre o Belin-Blank Center.)

O que torna o IRPA um instituto único é o seu foco exclusivo nas pesquisas sobre aceleração acadêmica para que professores e administradores possam implementar o curriculum mais eficaz possível para alunos superdotados. O IRPA também promove o intercâmbio de ideias com criadores de políticas para que as políticas e procedimentos educacionais possam refletir os resultados das pesquisas.

Qual é o propósito do IRPA?
O IRPA se dedica ao estudo da aceleração curricular para crianças academicamente talentosas.

Os principais objetivos do IRPA são:

  • fornecer a educadores, pais e ao público em geral informações baseadas em pesquisas atuais sobre os muitos aspectos e tipos de aceleração;
  • agir como uma instituição internacional central para a pesquisa e a formulação de políticas sobre aceleração acadêmica, e
  • realizar e apoiar pesquisas sobre os fatores que moderam o sucesso com diferentes formas de aceleração.

O site do instituto é a principal fonte de informações tanto para interessados no assunto quanto para os pesquisadores.

Por que foi fundado o IRPA?
A publicação de 2004 intitulada A Nation Deceived: How Schools Hold Back America's Brightest Students (Uma Nação Enganada: Como as Escolas Reprimem os Alunos Mais Brilhantes dos Estados Unidos, em tradução livre) fez do tópico da aceleração para alunos superdotados no sistema educacional americano um assunto de discussão nacional. A Nation Deceived destaca a disparidade entre as pesquisas sobre aceleração e as crenças e práticas educacionais que frequentemente vão de encontro às pesquisas. Políticos, educadores e pais estão hoje engajados em uma discussão nova e vibrante sobre os benefícios da aceleração. O foco é nas pesquisas, e não em opiniões pessoais. A Nation Deceived é a obra que representa a fundação que levou à formação do IRPA. A equipe do IRPA procura manter o interesse público sobre a aceleração através de atividades de pesquisas, formulação de políticas e serviços.

Já que A Nation Deceived tinha o propósito original de apoiar a educação de alunos superdotados nos Estados Unidos, o livro foi publicado somente em inglês. Entretanto, tornou-se claro que há interesse internacional na educação de alunos superdotados e na aceleração acadêmica. Assim, temos a satisfação de proporcionar o download gratuito de A Nation Deceived (Volume I) em árabe, chinês, inglês, francês, alemão, japonês, russo, coreano, hindi, and espanhol. Embora os sistemas educacionais variem no mundo, as necessidades dos alunos superdotados têm de ser atendidas em todos os lugares. A Nation Deceived tem sido uma ferramenta eficaz de defesa da educação de alunos superdotados e também uma fonte de pesquisas. Nossa esperança é que os defensores da educação de alunos superdotados em outros países possam usar as versões traduzidas como uma ferramenta de defesa da aceleração e como um estímulo das pesquisas internacionais sobre aceleração.

O Volume II de A Nation Deceived, que apresenta resumos informativos e sucintos das pesquisas sobre aceleração acadêmica, está disponível para download gratuito somente em inglês. Uma bibliografia anotada (em inglês) de muitas das pesquisas citadas em A Nation Deceived encontra-se disponível no site do IRPA.

A Nation Deceived está fazendo uma grande diferença no sistema educacional americano. O impacto duradouro da tradução de A Nation Deceived para nove idiomas será um instrumento de defesa poderoso em nome dos alunos superdotados em todo o mundo.

Leia o resumo executivo de A Nation Deceived em dez idiomas aqui.

Quem posso contatar (em inglês) para obter mais informações?

Dr. David F. Lohman
Diretor de Pesquisas, IRPA
david-lohman@uiowa.edu

Dr. Nicholas Colangelo
Director, Belin-Blank Center
nick-colangelo@uiowa.edu

Dr. Susan G. Assouline
Diretora Associada, Belin-Blank Center
susan-assouline@uiowa.edu

Dr. Maureen A. Marron
Cientista Associada de Pesquisas, IRPA
maureen-marron@uiowa.edu

Comentários?

Convidamos você a deixar seus comentários sobre A Nation Deceived (Uma Nação Enganada) (em inglês).

x